Grade Curricular
Tabela 1 – Tabela de disciplinas obrigatórias
Nº. |
Disciplina |
Unidade Acadêmica Responsável |
Pré-Requisito |
CH Semestral |
CHT |
Núcleo |
|
Teórica |
Prática |
||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
1 |
Álgebra I |
Ciências Exatas |
– |
64 |
0 |
64 |
NC |
2 |
Álgebra Linear I |
Ciências Exatas |
– |
64 |
0 |
64 |
NC |
3 |
Cálculo I |
Ciências Exatas |
29 |
64 |
32 |
96 |
NC |
4 |
Cálculo II |
Ciências Exatas |
3 |
64 |
32 |
96 |
NC |
5 |
Cálculo III |
Ciências Exatas |
4 |
64 |
32 |
96 |
NC |
6 |
Cálculo IV |
Ciências Exatas |
5 |
64 |
32 |
96 |
NC |
7 |
Didática da Matemática I |
Ciências Exatas |
– |
32 |
32 |
64 |
NE |
8 |
Didática da Matemática II |
Ciências Exatas |
– |
32 |
32 |
64 |
NE |
9 |
Didática da Matemática III |
Ciências Exatas |
– |
32 |
32 |
64 |
NE |
10 |
Equações Diferenciais Ordinárias I |
Ciências Exatas |
4 |
64 |
0 |
64 |
NC |
11 |
Estágio Curricular Obrigatório I |
Ciências Exatas |
7, 8, 29 |
16 |
80 |
96 |
NE |
12 |
Estágio Curricular Obrigatório II |
Ciências Exatas |
11 |
16 |
80 |
96 |
NE |
13 |
Estágio Curricular Obrigatório III |
Ciências Exatas |
12 |
16 |
80 |
96 |
NE |
14 |
Estágio Curricular Obrigatório IV |
Ciências Exatas |
13 |
16 |
96 |
112 |
NE |
15 |
Estatística |
Ciências Exatas |
30 |
32 |
32 |
64 |
NC |
16 |
Física I |
Ciências Exatas |
29 |
64 |
0 |
64 |
NC |
17 |
Fundamentos de Análise |
Ciências Exatas |
3 |
96 |
0 |
96 |
NC |
18 |
Fundamentos Filosóficos e Sócio Históricos da Educação |
Educação |
– |
64 |
0 |
64 |
NE |
19 |
Geometria Analítica |
Ciências Exatas |
– |
32 |
32 |
64 |
NC |
20 |
Geometria I |
Ciências Exatas |
– |
32 |
32 |
64 |
NC |
21 |
Geometria II |
Ciências Exatas |
– |
32 |
32 |
64 |
NC |
22 |
Iniciação à Metodologia de Pesquisa |
Ciências Exatas |
– |
32 |
32 |
64 |
NC |
23 |
Introdução à Teoria dos Números |
Ciências Exatas |
– |
64 |
0 |
64 |
NC |
24 |
Laboratório de Física I |
Ciências Exatas |
– |
0 |
32 |
32 |
NC |
25 |
Libras 1 - Língua Brasileira de Sinais1 |
Ciências Humanas e Letras |
– |
64 |
0 |
64 |
NC |
26 |
Números Complexos |
Ciências Exatas |
– |
32 |
0 |
32 |
NE |
27 |
Políticas Educacionais no Brasil |
Educação |
– |
64 |
0 |
64 |
NE |
28 |
Prática e Laboratório de Matemática |
Ciências Exatas |
9, 29 |
32 |
32 |
64 |
NC |
29 |
Princípios de Álgebra e Cálculo |
Ciências Exatas |
– |
48 |
16 |
64 |
NE |
30 |
Probabilidade |
Ciências Exatas |
4 |
32 |
32 |
64 |
NC |
31 |
Psicologia da Educação I |
Educação |
– |
64 |
0 |
64 |
NE |
32 |
Psicologia da Educação II |
Educação |
– |
64 |
0 |
64 |
NE |
33 |
Tópicos em Computação |
Ciências Exatas |
– |
32 |
32 |
64 |
NC |
34 |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
Ciências Exatas |
22 |
16 |
16 |
32 |
NC |
35 |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
Ciências Exatas |
34 |
32 |
32 |
64 |
NC |
Fonte: Produzida pelo NDE do Curso CH: Carga Horária; CHT: Carga Horária Total;
Tabela 2 – Tabela de disciplinas optativas
Nº. |
Disciplina |
Unidade Acadêmica Responsável |
Pré-Requisito |
CH Semestral |
CHT |
Núcleo |
|
Teórica |
Prática |
||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
36 |
Álgebra II |
Ciências Exatas |
1 |
64 |
0 |
64 |
NE |
37 |
Álgebra Linear II |
Ciências Exatas |
2 |
64 |
0 |
64 |
NE |
38 |
Aspectos Históricos e Filosóficos do Conhecimento Matemático Escolarizado |
Ciências Exatas |
– |
48 |
16 |
64 |
NE |
39 |
Cálculo Numérico |
Ciências Exatas |
3,4 |
48 |
16 |
64 |
NE |
40 |
Conhecimento Matemático Escolar |
Ciências Exatas |
– |
48 |
16 |
64 |
NE |
41 |
Ensino de Matemática para Jovens e Adultos (EJA) |
Ciências Exatas |
– |
48 |
16 |
64 |
NE |
42 |
Equações Diferenciais e Ordinárias II |
Ciências Exatas |
10 |
64 |
0 |
64 |
NE |
43 |
Equações Diferenciais Parciais |
Ciências Exatas |
10 |
64 |
0 |
64 |
NE |
44 |
Geometria Diferencial |
Ciências Exatas |
4 |
64 |
0 |
64 |
NE |
45 |
Geometria III |
Ciências Exatas |
– |
64 |
0 |
64 |
NE |
46 |
História da Educação Matemática |
Ciências Exatas |
– |
64 |
0 |
64 |
NE |
47 |
Metodologia de Ensino da Matemática |
Ciências Exatas |
– |
16 |
48 |
64 |
NE |
48 |
Matemática Financeira |
Ciências Exatas |
– |
48 |
16 |
64 |
NE |
49 |
Regressão Linear |
Ciências Exatas |
15 |
48 |
16 |
64 |
NE |
50 |
Tópicos de Análise |
Ciências Exatas |
17 |
64 |
0 |
64 |
NE |
51 |
Tópicos em Educação Matemática I |
Ciências Exatas |
– |
64 |
0 |
64 |
NE |
52 |
Tópicos em Educação Matemática II |
Ciências Exatas |
– |
64 |
0 |
64 |
NE |
53 |
Tópicos em Estatística I |
Ciências Exatas |
– |
64 |
0 |
64 |
NE |
54 |
Tópicos em Estatística II |
Ciências Exatas |
– |
64 |
0 |
64 |
NE |
55 |
Tópicos em História da Matemática |
Ciências Exatas |
– |
64 |
0 |
64 |
NE |
56 |
Tópicos em Matemática I |
Ciências Exatas |
– |
64 |
0 |
64 |
NE |
57 |
Tópicos em Matemática II |
Ciências Exatas |
– |
64 |
0 |
64 |
NE |
58 |
Topologia em espaço métricos |
Ciências Exatas |
3 |
64 |
0 |
64 |
NE |
Fonte: Produzida pelo NDE do Curso CH: Carga Horária; CHT: Carga Horária Total;
Carga Horária por Núcleo
A carga horária do Curso de Licenciatura em Matemática será assim distribuída:
Tabela 3 – Carga Horária por Núcleo
Componentes Curriculares |
Carga Horária |
Percentual* |
Núcleo Comum (NC) |
1568 |
47,5 |
Núcleo Específico Obrigatório (NEOB) |
880 |
26,6 |
Núcleo Específico Optativo (NEOB) |
128 |
3,9 |
Núcleo Livre (NL) |
128 |
3,9 |
Atividades Complementares (AC) |
200 |
6,1 |
Prática como Componente Curricular (PCC) |
400 |
12,1 |
Carga Horária Total (CHT) |
3304 |
100,0 |
Fonte: Produzida pelo NDE do Curso * Porcentagem calculada sobre a carga horária total
-
Núcleo Comum (NC) - é o conjunto de conteúdos comuns para a formação do profissional em matemática, independente da habilitação;
-
Núcleo Específico Obrigatório (NEOB) - é o conjunto de disciplinas obrigatórias para a formação do profissional em sua habilitação;
-
Núcleo Específico Optativo (NEOP) - é o conjunto de disciplinas optativas que complementam a formação do profissional em sua habilitação;
-
Núcleo Livre (NL) – segundo a Resolução CEPEC nº 1557/2017.