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Perfil do egresso

O curso de Matemática procura formar educadores e professores de matemática que sejam reflexivos, críticos, criativos, investigadores do universo sociocultural em que atuam, pesquisadores que façam da sua própria prática docente, elemento de reflexão e crítica indispensável ao seu desenvolvimento profissional.

O curso tem como base as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Matemática (CNE/CES 1.302/2001), que especificam que deve-se buscar no perfil do egresso de Matemática:

  • visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
  • visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania;
  • visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.

No que se refere às competências e habilidades próprias do educador matemático, o licenciado em Matemática deverá ter as capacidades de:

  1. expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
  2. trabalhar em equipes multi-disciplinares;
  3. compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
  4. aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
  5. identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
  6. estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
  7. conhecimento de questões contemporâneas;
  8. trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber;
  9. elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica;
  10. analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
  11. analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;
  12. desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
  13. perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
  14. contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.