Disciplinas obrigatórias
Álgebra I
EMENTA:
Relações – Aplicações e Operações. Grupos – Definições e Resultados. Subgrupos – Resultados e Caracterização. Homomorfismos, Isomorfismos e Automorfismos de Grupos – Proposições e Núcleo de Homomorfismos. Teorema de Cayley. Classes Laterais e o Teorema de Lagrange. Subgrupos Normais e Grupos Quocientes. Permutações. Noções de Anéis e Corpos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRADE, J.F.S. Tópicos Especiais em Álgebra. 1 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM - IMPA, 2013, 172p.
DOMINGUES, H. H.; IEZZI, G. Álgebra Moderna. 4 ed. reformulada. São Paulo, SP: Atual, 2003, 368p.28
GONÇALVES, A. Introdução à Álgebra. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM – IMPA, 2015, 194p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AYRES, F. Álgebra Moderna. São Paulo, SP: MacGraw Hill, 1974.
FRAILEIGH, J. B.; KATZ, V. J. A First Course in Abstract Algebra. 7 ed. São Paulo, SP: Pearson, 2003. 520p.
GARCIA, A., LEQUAIN, Y. Elementos de Álgebra. 6 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM – IMPA, 2015.
LANG, S. Estruturas Algébricas. 1 ed. Rio de Janeiro, RJ: Livro Técnico e Científicos, 1972.
ROTMAN, J. J. An Introduction to the Theory of Groups. 4 ed.. Springer. 1995. 536 p.
ÁLGEBRA LINEAR I
EMENTA:
Matrizes: operações, classificações e propriedades. Determinantes. Resolução de Sistemas Lineares. Espaços Vetoriais e subespaços. Independência e Dependência Linear. Base e Dimensão. Transformações Lineares. Bases Ortogonais e Produto Interno. Complementos Ortogonais. Projeções Ortogonais. Autovalores e Autovetores. Polinômio Característico.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOLDRINI, J.C.; COSTA, S.I.R.; FIGUEIREDO, V.L. WETZLER, H.G. Álgebra Linear. 3 ed. São Paulo: Harbra. 1986, 424p.
HEFEZ, A.; FERNANDEZ, C.S. Introdução à Álgebra Linear. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM – IMPA, Coleção Profmat, 2016, 271p.
KOLMAN, B., HILL, D. Álgebra Linear com Aplicações. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2013, 628p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BUENO, H. P. Álgebra Linear: um segundo curso. Rio de Janeiro, RJ: SBM – IMPA, 2006.
HOLT, J. Álgebra Linear com Aplicações. 1 ed. Rio de Janeiro, 2016, 466p.
LEON, S. J. Álgebra Linear com Aplicações. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011, 464p.
LIMA, E. L. Álgebra Linear. 9 ed. Rio de Janeiro: SBM – IMPA, CMU, 2016, 357p.
TEIXEIRA, R. C. Álgebra Linear: exercícios e soluções. 3 ed. Rio de Janeiro: SBM – IMPA, CMU, 2015, 438p.
CÁLCULO I
EMENTA:
Limites. Continuidade. Derivada. Teoremas: de Rolle, do Valor Médio, de Weierstrass, do Valor Intermediário. Aplicações de Derivadas. Fórmula de Taylor.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
THOMAS, G. B. Cálculo. Tradução de Kleber Roberto Pedroso e Regina Célia Simille de Macedo. Revisão técnica de Cláudia Hirofume Asano. vol. 1. 12 ed. São Paulo, SP: Pearson, 2013.
GUIDORIZZI, H. L.. Um Curso de Cálculo. vol. 1. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
FLEMMING, D. M.; GONÇALVES; M. B.. Cálculo A: funções, limite, derivação, integração. 6. ed., rev. ampl. São Paulo, SP: Pearson, 2006.29
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOULOS, P.. Cálculo Diferencial e Integral. vol. 1. 1 ed.. Rio de Janeiro, RJ: Makron Books, 1999.
STEWART, J. Cálculo. vol. I. 8 ed. Tradução de Helena Maria Ávila de Castro. Boston, Massachusetts, EUA: Cengage Learning, 2016.
ÁVILA, G.. Calculo das Funções de uma variável. vol. 1. 7 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2013.
LEITHOLD, L.. Cálculo com geometria analítica. vol. 1. 3 ed. São Paulo, SP: Harbra, 1994.
SIMMONS, G. F.. Cálculo com geometria analítica. vol. 1. 1 ed.. São Paulo, SP: Pearson, 1987.
CÁLCULO II
EMENTA:
Primitivas. Teorema fundamental do Cálculo. Técnicas de Integração e aplicações. Integrais Impróprias. Sequências e Séries Numéricas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GUIDORIZZI, H. L.. Um curso de cálculo. vol. 1. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2011.
THOMAS, G. B.; WEIR, M. D.; HASS, J. Cálculo. Tradução de Kleber Roberto Pedroso e Regina Célia Simille de Macedo. Revisão técnica de Cláudia Hirofume Asano. vol. 2. 12 ed. São Paulo, SP: Pearson, 2013.
THOMAS, G. B.. WEIR, Maurice D.; HASS, Joel. Cálculo. vol. 1. 12 ed. São Paulo, SP: Pearson, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ÁVILA, G. Cálculo das funções de uma variável. vol. 1. 7 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2013.
BOULOS, P.. Cálculo diferencial e integral. vol. 1. 1 ed.. Rio de Janeiro, RJ: Makron Books, 1999.
FLEMMING, D. M.; GONÇALVES; M. B.. Cálculo A: funções, limite, derivação, integração. 6. ed., rev. ampl. São Paulo, SP: Pearson, 2006.
LEITHOLD, L. Cálculo com geometria analítica. vol. 1. 3 ed. São Paulo, SP: Harbra, 1994.
STEWART, J. Cálculo. vol. I. 8 ed. Tradução de Helena Maria Ávila de Castro. Boston, Massachusetts, EUA: Cengage Learning, 2016.
CÁLCULO III
EMENTA:
Funções de várias variáveis, derivadas parciais, direcionais e gradiente. Diferenciabilidade. Máximos e Mínimos. Integrais duplas e triplas. Coordenadas polares e mudança de coordenadas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo. vol. 2. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2001.
GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo. vol. 3. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2002.
THOMAS, G. B.; WEIR, M. D.; HASS, J. Cálculo. Tradução de Kleber Roberto Pedroso e Regina Célia Simille de Macedo. Revisão técnica de Cláudia Hirofume Asano. vol. 2. 12 ed. São Paulo, SP: Pearson, 2013.30
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOULOS, P., ABUD, Z. I. Cálculo diferencial e integral. vol. 2. São Paulo, SP: Pearson/Makron Books, 2002.
EDWARDS, C. H.; PENNEY, D. E., Cálculo com geometria analítica. Tradução de Alfredo Alves de Faria. Revisão técnica de Eliana Farias e Soares e Vera Regina L. F. Flores. vol. 3. Rio de Janeiro, RJ: LTC,1997.
LEITHOLD, L.. O Cálculo com geometria analítica. Tradução de Cyro de Carvalho Patarra. Revisão técnica de Wilson Castro Ferreira Junior e Sílvio Pregnolatto. vol. 2. 3 ed. São Paulo, SP: Harbra,1994.
PINTO, D.; MORGADO, M. C. F. Cálculo diferencial e integral das funções de várias variáveis. 3 ed. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 2008.
STEWART, J.. Cálculo. Tradução de Helena Maria Ávila de Castro. Revisão técnica de Eduardo Garibaldi. vol. 2. 7 ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2014.
CÁLCULO IV
EMENTA:
Teorema da função implícita e da função inversa, parametrização, curvas e superfícies, integrais de linha e de superfície, teoremas de Green, Gauss e Stokes.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
STEWART, J.. Cálculo. Tradução de Helena Maria Ávila de Castro. Revisão técnica de Eduardo Garibaldi. vol. 2. 7 ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2014.
GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo. vol. 3. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2002.
THOMAS, G. B.. WEIR, M. D.; HASS, J. Cálculo. Tradução de Kleber Roberto Pedroso e Regina Célia Simille de Macedo. Revisão técnica de Cláudia Hirofume Asano. vol. 2. 12 ed. São Paulo, SP: Pearson, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOULOS, P., ABUD, Z. I. Cálculo diferencial e integral. vol. 2. Rio de Janeiro, RJ: Pearson/Makron Books, 2002.
EDWARDS, C. H.; PENNEY, D. E., Cálculo com geometria analítica. Tradução de Alfredo Alves de Faria. Revisão técnica de Eliana Farias e Soares e Vera Regina L. F. Flores. vol. 3. Rio de Janeiro, RJ: LTC,1997.
LEITHOLD, L.. O Cálculo com Geometria Analítica. Tradução de Cyro de Carvalho Patarra. Revisão técnica de Wilson Castro Ferreira Junior e Sílvio Pregnolatto. vol. 2. 3 ed. São Paulo, SP: Harbra,1994.
PINTO, D.; MORGADO, M. C. F. Cálculo diferencial e integral das funções de várias variáveis. 3 ed. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 2008.
SIMMONS, G. F.. Cálculo com geometria analítica. Tradução de Seiji Hariki. vol. 2. São Paulo, SP: Pearson, 1987.
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA I
EMENTA:
Estudo do objeto da Didática da Matemática e da Educação Matemática. Planejamento de ensino e propostas de avaliação. Tecnologias da Informação e Comunicação na Sala de Aula. Leituras e Escritas nas Aulas de Matemática. Etnomatemática.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Orgs.) Educação matemática: pesquisa em movimento. 2. ed. rev. São Paulo, SP: Cortez, 2004. 317p.
BORBA, M. C. (Org.). Tendências internacionais em formação de professores de matemática. Tradução de Antônio Olímpio Jr. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2010. 139p.
D'AMORE, B. Elementos de didática da matemática. Tradução de Maria Cristina Bonome. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. dos S.; ZULATTO, R. B. A. (Org.) Educação a distância online. 2. ed. São Paulo, SP: Autentica, 2008. 157p.
HADJI, C. A avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Porto, PT: Porto, 1994.
LIB NEO, J. C.; ALVES, N. (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
MENDES, J. R; GRANDO, R. C. (Orgs.). Múltiplos olhares: matemática e produção de conhecimento. São Paulo, SP: Musa Editora, 2007.
MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da. (Orgs.) Currículo, cultura e sociedade. 10. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA II
EMENTA:
Filosofia da Matemática e da Educação Matemática. Educação Matemática Crítica. Etnomatemática. Modelagem Matemática. Resolução de Problemas. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Jogos no Ensino da Matemática. Estratégias de Ensino.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C.; SOUZA, A. C. C. de. Educação matemática: pesquisa em movimento. 3. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2009. 317 p.
BIEMBEGUTT, M. S. Modelagem matemática no ensino. São Paulo, SP: Contexto, 1993.
D'AMBROSIO, U. Etnomatematica: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo, SP: Contexto, 2002.
BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M.. Filosofia da educação matemática. Belo Horizonte, MG: Autentica, 2001.
BRENELY, R. P.. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 6. ed. Campinas : Papirus, 2007.
D'AMBROSIO, U. Da realidade a ação: reflexões sobre educação e matemática. Campinas, SP: São Paulo : Ed. da UNICAMP : Summus, 1986.
FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia Vygotskyana. Campinas: Autores Associados, 2004.
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA III
EMENTA:
Livro didático no Ensino de Matemática. Inclusão e Exclusão na Sala de Aula de Matemática. Didáticas específicas: Aritmética, Álgebra, Geometria, Probabilidade e Estatística. Etnomatemática.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALRO, H.; SKOVSMOSE, O.. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Tradução: Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. As ideias da álgebra. São Paulo, SP: Atual, 2001.
FAINGUELERN, E. K.. Educação Matemática, representação e construção em geometria. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOLTIANSKI, V. G Figuras equivalentes e equicompostas. São Paulo, SP: Atual, 1996. 65 p.,
CURY, H. N.. Análise de erros: o que podemos aprender com as repostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, 116p.
DOUBNOV, I.. Erros nas demonstrações geométricas São Paulo, SP: Atual, 1996. 57 p.
GIMENEZ, J.; LINS, R. C.. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. 176 p.
KALEFF, A. M. M. R.. Vendo e entendendo poliedros: do desenho ao cálculo do volume através de quebra-cabeças geométricos e outros materiais concretos. 2. ed. Niterói, RJ: EDUFF, 2003. 209 p.
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS I
EMENTA:
Equações diferenciais de primeira e segunda ordem; Equações Diferenciais Lineares; Teoremas de existência e Unicidade de Solução, Transformada de Laplace. Aplicações.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOYCE, W. E.; DIPRIMA, R. C. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. 8 ed, Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2006.
FIGUEIREDO, D.G.; NEVES, A. F. Equações diferenciais aplicadas. 3 ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2015. 307 p. Coleção Matemática Universitária.
SMALES, S.; HIRSCH, M.; DEVANEY, R. Differential equations, dynamical systems & an introduction to chaos. 2nd. New York: Academic Press, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DOERING, C. I. Equações diferenciais ordinárias. Rio de Janeiro, RJ: IMPA, 2008.
GUIDORIZZI, H.L. Um curso de cálculo. 5 ed. vol. 1. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
GUIDORIZZI, H.L. Um curso de cálculo. 5 ed. vol. 2. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
GUIDORIZZI, H.L. Um curso de cálculo. 5 ed. vol. 4. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
SOTOMAYOR, J.. Lições de equações diferenciais ordinárias. Rio de Janeiro: CNPq: IMPA, 1979. (Coleção Projeto Euclides)
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
EMENTA:
Vivência, descrição e atuação na organização do ensino de uma escola campo; Projeto de intervenção. Estudos e organização de materiais didáticos e instrumentos avaliativos; Estudo exploratório e investigativo sobre prática de ensino de matemática em espaços formais de educação. Observação, participação e regência nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CALLEJO DE LA VEGA, M. L.; VILA, A.. Matemática para aprender a pensar: o papel das crenças na resolução de problemas. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2006. 212 p.
CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 2001.
LIB NEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: Heccus, 2013. 305p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRUNO, A. M. Z.. As contribuições do estágio supervisionado em matemática para a constituição de saberes docentes: uma análise das produções acadêmicas de 2002-2007. 1 ed. Jundiaí, SP: In House, 2014, 228p.
NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V.. A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006. 236 p.
PIMENTA, S. G.. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 224 p.
SILVA, A. Jr. N. da; SOUZA, I. dos S. de (Orgs.). A formação do professor de matemática em questão. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco. 2014.
SILVESTRE, M. A.. Professores em residência pedagógica: estágio para ensinar matemática. 1 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, 104p..
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
EMENTA:
Observação, interação e análise do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Projeto de intervenção pedagógica. Estudos e organização de materiais didáticos e instrumentos avaliativos da Matemática. Observação, participação e regência nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FIORENTINI, D.; CRISTOVAO, E. M.(Orgs.). Histórias e investigações de/em aulas de matemática. Campinas, SP: Alínea, 2006.
LIB NEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo, SP: Cortez, 2012, 288p..
LIB NEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6 ed. Goiânia, GO: Heccus, 2013, 304 p..
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRUNO, A. M. Z.. As contribuições do estágio supervisionado em matemática para a constituição de saberes docentes: uma análise das produções acadêmicas de 2002-2007. 1 ed. Jundiai, SP: In House, 2014, 228p.
NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V.. A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006. 236 p.
PIMENTA, S. G.. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 224 p.
SILVA, A. Jr. N. da; SOUZA, I. dos S. de (Orgs.). A formação do professor de matemática em questão. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco. 2014.34
SILVESTRE, M. A.. Professores em residência pedagógica: estágio para ensinar matemática. 1 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, 104p..
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
EMENTA:
Aulas, planejamento coletivo, conselhos de classe, reuniões administrativas, etc. na escola campo; a observação e análise do processo de ensino e aprendizagem da Matemática; organização, estudos de materiais didáticos e instrumentos avaliativos da Matemática; Observação, participação e regência nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FIORENTINI, D.; CRISTOVAO, E. M.(Orgs.). Histórias e investigações de/em aulas de matemática. Campinas, SP: Alínea, 2006.
LIB NEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo, SP: Cortez, 2012, 288p..
LIB NEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6 ed. Goiânia, GO: Heccus, 2013, 304 p..
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRUNO, A. M. Z.. As contribuições do estágio supervisionado em matemática para a constituição de saberes docentes: uma análise das produções acadêmicas de 2002-2007. 1 ed. Jundiai, SP: In House, 2014, 228p.
CARVALHO, M. Estágio na licenciatura em matemática: observações nos anos iniciais. 1 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, 112 p.
NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V.. A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006. 236 p.
SILVA, A. Jr. N. da; SOUZA, I. dos S. de (Orgs.). A formação do professor de matemática em questão. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco. 2014.
SILVESTRE, M. A.. Professores em residência pedagógica: estágio para ensinar matemática. 1 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, 104p..
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO VI
EMENTA:
Estudo exploratório e investigativo sobre prática de ensino de matemática em espaços formais de educação através da articulação entre investigação da prática e reflexão sobre os fundamentos teórico-práticos. Projeto de intervenção pedagógica. Estudos e organização de materiais didáticos e instrumentos avaliativos da Matemática. Observação, participação e regência nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LIB NEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo, SP: Cortez, 2012, 288p..
LIB NEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6 ed. Goiânia, GO: Heccus, 2013, 304 p..
LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRUNO, A. M. Z.. As contribuições do estágio supervisionado em matemática para a constituição de saberes docentes: uma análise das produções acadêmicas de 2002-2007. 1 ed. Jundiai, SP: In House, 2014, 228p.
CARVALHO, M. Estágio na licenciatura em matemática: observações nos anos iniciais. 1 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, 112 p.
NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V.. A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006. 236 p.
SILVA, A. Jr. N. da; SOUZA, I. dos S. de (Orgs.). A formação do professor de matemática em questão. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco. 2014.
SILVESTRE, M. A.. Professores em residência pedagógica: estágio para ensinar matemática. 1 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, 104p..
ESTATÍSTICA
EMENTA:
Estatística Descritiva. Amostragem; Estimação; Testes de Hipóteses; Estatística não paramétrica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MANN, P. S. Introdução à Estatística. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2006.
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 10 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2008.
SPIEGEL, M. R. Estatística. São Paulo, SP: Makron Books, 1994.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
WITTE, J.S. et al. Estatística. 7 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2005.
BUSSAB, W. Estatística básica. 5 ed. São Paulo, SP: Saraiva, 2006.
MOORE, D. S. A estatística básica e sua prática. 3 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2005.
MILONE, G. Estatística geral e aplicada. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 2004.
MURTEIRA, B.; RIBEIRO, C. S.; SILVA, J. A.; PIMENTA, F.; PIMENTA, C. Introdução à Estatística. São Paulo, SP: Escolar, 2015.
FÍSICA I
EMENTA:
Sistemas de Medidas e vetores. Cinemática em uma dimensão. Cinemática em duas e três dimensões. Leis de Newton. Aplicações da Lei de Newton. Trabalho e Energia Cinética. Energia Potencial e Conservação da Energia. Momento Linear e Colisões
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K. Física. v. 1. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2003.
TIPLER, P.A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros. v. 1. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2004.
ZEMANSKY, M. W.; ZEMANSKY, M. W.; YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; SANDIN, T. R.; FORD, A. L. Física I. v. 1. 12 ed. São Paulo, SP: Pearson Addison Wesley, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALONSO, M.; FINN, E. J. Física: um curso universitário. v. 1. 2 ed. São Paulo: E. Blucher, 2002.
CHAVES, A.; SAMPAIO, J. L. Física básica: mecânica. v. 1. São Paulo: LTC: LAB, 2007.
CUTNELL, J.D.; JOHNSON, K.W. Física. v. 1. Rio de Janeiro: LTC. 2006
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, v. 1. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.
TIPLER, P.A. Física. v.1, Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1978.
FUNDAMENTOS DE ANÁLISE
EMENTA:
Números Reais. Conjuntos enumeráveis, séries e sequências numéricas. Noções Topológicas da Reta. Funções Reais, Limite e Continuidade. Derivada. Aplicações.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ÁVILA, G.S.S. Análise matemática para licenciatura. São Paulo, SP: Edgard Blucher, 2006.
FIGUEIREDO, D. G. Análise I. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 1974.
LIMA, E. L. Análise real. v.1. Rio de Janeiro, RJ: IMPA–CNPq (Col. Matemática Universitária), 1989.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
APOSTOL, T. M. Mathematical analysis. 2. ed, São Paulo, SP: Pearson, 1974.
ÁVILA, G.S.S. Introdução à análise matemática. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 1993.
HÖNIG, C. S. Aplicações da topologia à análise. Rio de Janeiro, RJ: IMPA, 1976.
LIMA, E. L. Curso de análise. v. 1. 14.ed. Rio de Janeiro, RJ: IMPA. 2016. (Projeto Euclides)
ROSENLICHT, M. Introduction to analysis. New York: Dover, 1986.
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SÓCIO-HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO
EMENTA:
A Educação como processo social; a educação brasileira na experiência histórica do ocidente; a ideologia liberal e os princípios da educação pública; sociedade, cultura e educação no Brasil: os movimentos educacionais e a luta pelo ensino público no Brasil, a relação entre a esfera pública e privada no campo da educação e os movimentos da educação popular.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MATOS, O. Filosofia: a polifonia da razão, filosofia e educação. São Paulo: Scipione, 1997.
BRANDÃO, R. C. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1995.
PILETTI, N. Sociologia da educação. São Paulo: Ática, 1991.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
PEREIRA, L.; FORACCHI, M. M. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. 11 ed., São Paulo: Nacional, 1983.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 20 ed., São Paulo: Cortez, 1988.
LIMA, L. C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociologica. São Paulo: Cortez, 2003.
LIPMAN, M. A filosofia vai a escola. 3 ed., São Paulo: Summus, 1990.
OZMON, H. A.; Craver, S. M. Fundamentos filosóficos da educação. 6 ed., Porto Alegre: Artmed 2004.
GEOMETRIA ANALÍTICA
EMENTA:
Plano: pontos, vetores, produto escalar, retas, cônicas, translação e rotação de cônicas. Espaço: pontos, vetores, produto escalar, produto vetorial, produto misto, retas, planos, quádricas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
REIS, G. L; SILVA, V.V. Geometria analítica. 2 ed. Rio e Janeiro, RJ: LTC, 1996.
BOULOS, P.; CARMARGO, I. Geometria analítica um tratamento vetorial. 3 ed. São Paulo, SP: Pearson, 2004.
STEINBRUCH, A.; WINTERLE, P. Geometria analítica. São Paulo, SP: Pearson, 1987.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
LIMA, E.L., Geometria analítica e álgebra linear. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: IMPA, 2015. (Coleção Matemática Universitária).
SIMMONS, G. F. , Cálculo com geometria analítica. v.1 São Paulo, SP: Pearson, 1987.
SIMMONS, G. F. , Cálculo com geometria analítica. v. 2. São Paulo, SP: Pearson, 1996.
WINTERLE, P. Vetores e Geometria Analítica. São Paulo, SP: Pearsons, 2014.
LIMA, E.L. Coordenadas no plano com as soluções dos exercícios. 6 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM/IMPA, 2013. (Coleção Professor de Matemática).
GEOMETRIA I
EMENTA:
Axiomas de incidência. Axiomas de ordem e separação do plano. Axiomas de medição de segmentos e ângulos. Axioma de congruência de triângulos. Teorema do ângulo externo e suas consequências. Axioma das paralelas. Semelhança de triângulos. Círculos. ngulos centrais e inscritos. Construções geométricas. Enunciados e demonstrações.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARBOSA, J. L.M.; Geometria euclidiana plana. 11 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM: IMPA, 2012. (Coleção do Professor de Matemática)
REZENDE, E. Q. F.; QUEIROZ, M.L.B. de. Geometria euclidiana plana e construções geométricas. 2 ed. Campinas, SP: Unicamp, 2008.
WAGNER, E.; Construções geométricas. 6 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM: IMPA, 2007. (Coleção Professor de Matemática).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DOLCE, O.; POMPEU, N. J., Fundamentos de Matemática Elementar 9: geometria plana. 9 v. 8 ed. São Paulo, SP: Atual, 2005.
IEZZI, G.; MACHADO, A.; DOLCE, O.; Geometria Plana: conceitos básicos. São Paulo, SP: Atual, 2008.
LIMA, E. L. Medidas e formas em geometria. 4 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM: IMPA, 2011. (Coleção Professor de Matemática).
LIMA, E. L.; Isometrias. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM: IMPA, 2007. (Coleção do Professor de Matemática).
NETTO, S. L. Construções geométricas: exercícios e soluções. Rio de Janeiro, RJ: SBM: IMPA, 2009. (Coleção do Professor de Matemática).
GEOMETRIA II
EMENTA:
Razão áurea. Segmentos construtíveis. Áreas. Comprimento de arco. Arco capaz. Forma de Heron (Herão). Lugares geométricos: retas, semirretas e segmentos notáveis em ângulos, triângulos e segmentos. Polígonos convexos e não convexos. Isometrias. Homotetias. Construções geométricas. Enunciados e demonstrações.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARBOSA, J. L.M.; Geometria Euclidiana Plana. 11 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM: IMPA, 2012. Coleção do Professor de Matemática
REZENDE, E. Q. F; QUEIROZ, M.L.B. de. Geometria euclidiana plana e construções geométricas. 2 ed. Campinas, SP: Unicamp, 2008.
WAGNER, E.; Construções geométricas. 6 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM: IMPA, 2007. (Coleção Professor de Matemática).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DOLCE, O.; POMPEU, N. J., Fundamentos de Matemática Elementar 9: geometria plana. 9 v. 8 ed. São Paulo, SP: Atual, 2005.
IEZZI, G.; MACHADO, A.; DOLCE, O. Geometria Plana: conceitos básicos. São Paulo, SP: Atual, 2008.
LIMA, E. L. Medidas e formas em geometria. 4 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM: IMPA, 2011. (Coleção Professor de Matemática).
LIMA, E. L. Isometrias. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM: IMPA, 2007. (Coleção do Professor de Matemática).
NETTO, S. L. Construções Geométricas: exercícios e soluções. Rio de Janeiro, RJ: SBM: IMPA, 2009. (Coleção do Professor de Matemática)
INICIAÇÃO À METODOLOGIA DE PESQUISA
EMENTA:
Normatização e Normalização. Textos acadêmicos. Tipos de Pesquisa. Métodos de Análise. Procedimentos, técnicas e instrumentos de pesquisa.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. (Orgs.) Pesquisa qualitativa em educação matemática. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CRESWELL, J. W.; LOPES, M. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Alegre, RS: Bookman Companhia, 2010, 296 p.
DEMO, P. Metodologia do conhecimento. São Paulo, SP: Atlas, 2000.
FONTANA, R. A. C. Trabalho e subjetividade. Nos rituais da iniciação, a constituição do ser professora. Cadernos Cedes, ano XX, no. 50, p.103-119, abril/2000. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ccedes/v20n50/a08v2050.pdf
GARCIA, R. L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2003.
KRAMER, S. Leitura e escrita de professores: da prática de pesquisa à prática de formação. Revista Brasileira de Educação, n. 7 p. 19-41, Jan/Fev/Mar/Abr-1998,. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-1574199900010000739
INTRODUÇÃO À TEORIA DOS NÚMEROS
EMENTA:
Números Naturais - Axiomas de Peano, Operações e Propriedades. Indução Finita. Números Inteiros – Divisibilidade, Algoritmo de Euclides, MDC e MMC, Equações Diofantinas. Números Primos – Teorema Fundamental da Aritmética. Congruência Linear – Critérios de Divisibilidade, os Teoremas de Euler, Fermat e Wilson e o Teorema Chinês do Resto.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HEFEZ, A. Aritmética. 1 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM: IMPA, 2014. 330p. (Coleção PROFMAT).
HEFEZ, A. Curso de álgebra. 1 v. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM: IMPA, 2014, 214p.
SANTOS, J. P. O. Introdução à teoria dos números. 3 ed. Rio de Janeiro, RJ: SBM: IMPA, 2015, 196p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BURTON, D.M. Teoria elementar dos números. 7 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC: Grupo Gen. 2016, 438p.
LANDAU, E. Teoria elementar dos números. 1 ed. Rio de Jameiro, RJ: Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2002, 296p.
MARTINEZ, F. B.; MOREIRA, C. G.; SALDANHA, N.; TENGAN, E. Teoria dos números: um passeio com primos e outros números familiares pelo mundo inteiro. 4 ed. Rio de Janeiro, RJ: IMPA, 2015, 450p. (Projeto Euclides)
SAMPAIO, J. C. V.; CAETANO, P. A. S. Introdução à teoria dos números: um curso breve. 1 ed. São Carlos, SP: Edufscar, 2008, 109p.
SHOKRANIAN, S. Uma introdução à teoria dos números. 1 ed. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2008, 248p.
LABORATÓRIO DE FÍSICA I
EMENTA:
Algarismos significativos, medidas e erros; instrumentos de medidas; construção de gráficos e experiências de mecânica clássica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ROTEIROS elaborados pelos docentes das disciplinas de laboratório.
PASCO SCIENTIFIC. Manuais de Instrução e Guia de Experimentos para equipamentos da Pasco Scientific. Disponível em http://www.pasco.com/support/downloads/index.cfm.
VUOLO, J. H. Fundamentos da teoria de erros. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 1996.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K. Física. v. 1, Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2003.
JURAITIS, K. R.; DOMICIANO, J. B. Guia de laboratório de física geral 1: Partes 1 e 2. Londrina, SC: UEL, 2009.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, v. 1. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 2003.
PIACENTINI, J.J. Introdução ao laboratório de física. Florianópolis, SC: UFSC, 2005.
RAMOS, L. A. M. Livro de atividades experimentais para equipamentos do centro industrial de equipamentos de ensino e pesquisa CIDEPE, 2008.
LIBRAS 1 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 1
EMENTA:
Concepções sobre Língua de Sinais. Noções básicas de LIBRAS. Introdução às práticas de compreensão e produção em LIBRAS através do uso de estruturas comunicativas elementares.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, E. C.; DUARTE, P. M. Atividades ilustradas em sinais da LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 1. São Paulo, SP: Revinter, 2004. 241p.
FELIPE, T.; MONTEIRO, M. S. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 1 em contexto: curso básico. 8 ed. Rio de Janeiro, RJ: WalPrint Gráfica e Editora, 2001. 187p.
PIMENTA, N.; QUADROS, R. M. Curso de LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 1: iniciante. 3 ed. Porto Alegre, RS: Pallotti, 2008. 104p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRITO, L. F. Por uma gramática de língua de sinais. 2 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010. 273p.
CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D.; MAURÍCIO, A.C. (Eds.). Novo deit-LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 1: dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 1). São Paulo: EDUSP, 2001. 2v.
GESSER, A. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 1? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 87p.
PEREIRA, M. C. C.; VIEIRA, M.I.; CASPAR, P.; NAKASATO, R. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 1: conhecimento além dos sinais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 192p.
QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. 126p.
NÚMEROS COMPLEXOS
EMENTA:
Números Complexos, Representação Polar, Fórmula de Moivre, Propriedades do valor absoluto, Raízes n-ésimas, A exponencial. Funções Complexas. Função exponencial, trigonométricas e hiperbólicas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ÁVILA, G. S. S. Variáveis complexas e aplicações. 3.ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2000.
BROWN, J. W.; CHURCHILL, R. V. Variáveis complexas e aplicações. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.
SOARES, M. G. Calculo em uma variável complexa. 5.ed. Rio de Janeiro, RJ: IMPA, 2014. Coleção Matemática Universitária.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AHLFORS, L. V. Complex Analysis: an introduction to the theory of analytic functions of one complex variable. 3. ed. New York, EUA: McGraw-Hill, 1979.
FERNANDEZ, C. S.; BERNARDES JR. N. C. Introdução às funções de uma variável complexa. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Matemática, 2013. (Coleção Textos Universitários).
GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo. v. 2. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2011.
GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo. v. 3. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2011.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
EMENTA:
A relação Estado e políticas educacionais. Os desdobramentos da política educacional no Brasil pós 64. As políticas de regulação e gestão da educação brasileira e a (re)democratização da sociedade brasileira. Os movimentos de diversificação, diferenciação e avaliação da educação nacional. O INEP e a avaliação da educação brasileira. Legislação educacional atual. Direitos humanos: reconhecimento e respeito à diversidade. A regulamentação do sistema educativo goiano e as perspectivas para a escola pública em Goiás.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRZEZINSKI, I. (ORG.) LDB Interpretada: Diversos olhares se entrecruzam. 10 ed.São Paulo: Cortez, 2007.
LIB NEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003 e 2012.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: LDB: trajetória, limites e perspectivas. 12. ed., rev. São Paulo: Editora Autores Associados, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARAÚJO, Doracina Aparecida de Castro; SOUZA Ailton de, (Org.). Políticas públicas na contemporaneidade. Curitiba: CRV, 2013.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional. Disponível em: Acesso em: 10 set. 2017
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, Dalila Andrade. (Orgs) Políticas e gestão da educação no Brasil: novos marcos regulatórios. São Paulo: Xamã, 2009.
HADDAD, F. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008.
Artigos científicos atuais sobre as Organizações Sociais na educação no estado de Goiás.
PRÁTICA E LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
EMENTA:
Laboratório de experiências pedagógicas – construção do saber-fazer, saber ser docente por meio de uma ação orientada. Práticas do microensino e da vídeo formação na formação de uma prática reflexiva.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. 11 ed. Campinas, SP: Papirus, 2004, 132 p..
BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. (Orgs.) Pesquisa qualitativa em educação matemática. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14 ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011, 128p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DELVAL, J. A. Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2001. viii p., 118 p.
FREITAG, B.; MOTTA, V. R.; COSTA, W. F. da. O livro didático em questão. 3. ed., São Paulo, SP: Cortez: Autores Associados, 1997. 159p.
GOMES, M. L. M.; SCHUBRING, G. Análise histórica de livros de matemática: notas de aula. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. 175 p.
GUIMARÃES, S.; BOMENY, H.; OLIVEIRA, J. B. A. A política do livro didático. Campinas, SP: São Paulo, SP: Ed. da UNICAMP: Summus Editorial, 1984. 139 p., 21 cm.
KRULIK, S.; REYS, R. E. A. Resolução de problemas na matemática escolar. São Paulo, SP: Atual, 1997.
PRINCÍPIOS DE ÁLGEBRA E CÁLCULO
EMENTA:
Álgebra: Noções de sistemas lineares e matrizes. Princípios de lógica. Operações. Relações e aplicações. Cálculo: Conjuntos Numéricos. Intervalos numéricos. Valor absoluto de um número Real. Equações e Inequações. Funções, Gráficos de funções via Translação e Reflexão. Funções Elementares: funções constante, afim, quadrática, cúbica, polinomial modular, raiz quadrada, maior inteiro, recíproca, exponencial, logarítmicas. Tipos de Funções: Funções par, ímpar, composta, crescente, decrescente, injetora, sobrejetora, bijetora e inversa. Noções Intuitivas de Limite.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
THOMAS, G.B. Cálculo I. 10 ed. São Paulo, SP: Addison-Weslley, 2002.
CALLIOLI, C.A., DOMINGUES, H.H., COSTA, R.C.F. Álgebra linear e aplicações. São Paulo, SP: Atual, 2000.
IEZZI, G.; MACHADO, N. J.; MURAKAMI, C. Fundamentos de matemática elementar: limites, derivadas, noções de integral. v. 8. 7.ed. São Paulo, SP: Atual, 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AXLER, S. Pré-Cálculo: uma preparação para o cálculo. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2016. 660p.
DOLCE, O.; IEZZI, G. MURAKAMI, C. Fundamentos de Matemática Elementar: Logaritmos. v. 2. 10 ed . São Paulo, SP: Atual, 2013.
HAZZAN, S., IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar: sequências, matrizes, determinantes, sistemas. v. 4 . 8.ed. São Paulo, SP: Atual, 2012.
IEZZI, G., Murakami, C. Fundamentos de Matemática Elementar: conjuntos, funções. v. 1. 9 ed. São Paulo, SP: Atual, 2013.
SAFIER, F. Pré-cálculo: 2.ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2011. (Col. Schaum).
PROBABILIDADE
EMENTA:
Espaços de Probabilidade. Probabilidade Condicional. Independência. Variáveis Aleatórias. Distribuições de Probabilidade. Distribuição Amostral. Lei Fraca dos Grandes Números. Funções Características e Convergência em Distribuição. Teorema Central do Limite.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DANTAS, C.A.B. Probabilidade: um curso introdutório. 3 ed. São Paulo, SP. EDUSP, 2000.
MAGALHÃES, M. N. Probabilidade e variáveis aleatórias. 3 ed., 2 reimp. São Paulo, SP. Edusp, 2006.
MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. de. Noções de probabilidade e estatística. 7 ed. São Paulo, SP: Edusp, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARRY, J. Probabilidade: um curso em nível intermediário. 4 ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2015.
LARSON, R.; FARBER, B. Estatística aplicada. 2 ed. São Paulo, SP: Pearson, Prentice Hall, 2004.
RATHIE, P. N.; ZÖRNIG, P.. Teoria da probabilidade. 2 ed. Brasília, DF: UnB, 2012.
ROSS, S. M.. Introduction to probability models. 11th ed. New York, EUA: Academic Press, 2014.
SILVA, N. N. da. Amostragem probabilística. 2 ed. São Paulo, SP: Edusp, 2004.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
EMENTA:
A importância da Psicologia da Educação para a Formação de Professores. Abordagens comportamentais e psicanalítica e suas contribuições para a compreensão do desenvolvimento humano. O condicionamento e o desejo dentro do processo ensino-aprendizagem e na formação do pensamento concreto e abstrato.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AZZI, R. G; BATISTA, S. H. S. S.; SADALLA, A. M. F. A Formação de professores: discutindo o ensino de psicologia. Campinas: Alínea, 2000, p. 163-180.
BOCK, Ana M, FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia São Paulo, Saraiva, 1991.
COLL, C; PALACIOS, J; MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação. 2 ed. Volume 1. São Paulo. ArMed. 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRITO, M. Psicologia da educação matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular. 2005.
BZUNECK, J. A. A psicologia educacional e a formação de professores: tendências contemporâneas. Psicologia escolar e educacional. ABRAPEE, Campinas, v.3, n.1, p.41-52, 1999.
COLL, C; PALACIOS, J; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação escolar. 2 ed. Volume 2. São Paulo: ArtMed, 2002.
GATTI, B. A. A estrutura das licenciaturas: problemas antigos, alternativas e papel da psicologia da educação. Psicologia da Educação. São Paulo, n.1, p.9-29. 2001.
MONTOYA, A. O. D. et all. Jean Piaget no século XXI : escritos de epistemologia e psicologia genéticas/ PRIMEIRA SEÇÃO: CONHECIMENTO FÍSICO E MATEMÁTICO– [São Paulo] : Cultura Acadêmica ; Marília : Oficina Universitária, 2011.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
EMENTA:
O desenvolvimento cognitivo, histórico, social, o pensamento concreto, abstrato e lógico-matemático, inteligência e mediação articulados à Epistemologia Genética, à Teoria Histórico-Cultural e às práticas escolares.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
OLIVEIRA, M. K. VYGOTSKY: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
RAPPAPORT, Clara Regina; FIORI, Wagner da Rocha; DAVIS, Cláudia. Teorias do desenvolvimento: Conceitos fundamentais. Volume 1. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária LTDA. 1981. 9ª reimpressão 2007.
RAPPAPORT, C. R., FIORI, W. R., DAVIS, C. A idade escolar e a adolescência. 14ª Ed. São Paulo: EPU, 1982. (Coleção Psicologia do Desenvolvimento).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COLL, C. et. Al. Psicologia do Ensino. Tradução Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: ArtMed. 2008.
COLL, C; PALACIOS, J; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação escolar. 2 ed. Volume 2. São Paulo: ArtMed, 2002.
DA ROCHA FALCÃO, J. T. Psicologia da Educação Matemática: Uma Introdução. Belo Horizonte. Autêntica, 2003.
RATNER, C. A psicologia sócio-histórica de Vygotsky – Aplicações contemporâneas. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
TANAMACHI, E. R.; PROENÇA, M; ROCHA, M, L. da. (Orgs.). Psicologia e educação: desafios teórico-práticos. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2000.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
EMENTA:
O desenvolvimento cognitivo, histórico, social, o pensamento concreto, abstrato e lógico-matemático, inteligência e mediação articulados à Epistemologia Genética, à Teoria Histórico-Cultural e às práticas escolares.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
OLIVEIRA, M. K. VYGOTSKY: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
RAPPAPORT, Clara Regina; FIORI, Wagner da Rocha; DAVIS, Cláudia. Teorias do desenvolvimento: Conceitos fundamentais. Volume 1. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária LTDA. 1981. 9ª reimpressão 2007.
RAPPAPORT, C. R., FIORI, W. R., DAVIS, C. A idade escolar e a adolescência. 14ª Ed. São Paulo: EPU, 1982. (Coleção Psicologia do Desenvolvimento).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COLL, C. et. Al. Psicologia do Ensino. Tradução Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: ArtMed. 2008.
COLL, C; PALACIOS, J; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação escolar. 2 ed. Volume 2. São Paulo: ArtMed, 2002.
DA ROCHA FALCÃO, J. T. Psicologia da Educação Matemática: Uma Introdução. Belo Horizonte. Autêntica, 2003.
RATNER, C. A psicologia sócio-histórica de Vygotsky – Aplicações contemporâneas. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
TANAMACHI, E. R.; PROENÇA, M; ROCHA, M, L. da. (Orgs.). Psicologia e educação: desafios teórico-práticos. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2000.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
EMENTA:
Normas da ABNT para elaboração de projetos e referências bibliográficas; Métodos de coleta e análise de dados em educação matemática; Elaboração do projeto de pesquisa.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2006. 182 p. ISBN 85-326-1804-9
BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Atlas, 2004. 160 p. ISBN 85-224-3697-5.
LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 425 p. (Ensino superior) ISBN 85-336-1958-8
LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 18. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1993.
MEDEIROS, João Bosco. Manual de redação e normalização textual: técnicas de editoração e revisão. São Paulo: Atlas, 2002. 433 p.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
EMENTA:
Desenvolvimento e conclusão do projeto de pesquisa.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2006. 182 p. ISBN 85-326-1804-9
BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Atlas, 2004. 160 p. ISBN 85-224-3697-5.
LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 425 p. (Ensino superior) ISBN 85-336-1958-8
LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 18. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1993.
MEDEIROS, João Bosco. Manual de redação e normalização textual: técnicas de editoração e revisão. São Paulo: Atlas, 2002. 433 p.